O que é GTIN ? O GTIN, sigla para Global Trade Item Number, é o número de identificação global de um item comercial - esse número é único e de uso exclusivo de um determinado produto e que aparece em campos da nota fiscal eletrônica. (cEAN e cEANTrib) . A sequência numérica identifica do GTIN o país, a empresa detentora do código de barras, o produto relativo à nota fiscal e o seu dígito de controle.
O que muda no GTIN NF-e? Pelas características do código de barras de produtos, as mudanças trazidas pelo GTIN NF-e interessam mais a quem é fabricante, distribuidor, atacadista ou varejista. O processo de validação das NFes, que já é realizado pela SEFAZ nos estados, vai passar a considerar e validar OBRIGATORIAMENTE o GTIN.
Na prática, em caso de não cadastro do produto ou não conformidade das informações com o banco de dados,
a NF-e será rejeitada.
Quando as mudanças do GTIN NFe entram em vigor? O processo de homologação já está em vigor a partir da NFe-4.0 e o processo de PRODUÇÃO inicia em FEVEREIRO de indo até MAIO/2019 com a inclusão de todos os CNAE.
Como fazer para ter o GTIN para seu produto ? É bem simples, só não posso dizer que seja barato ou fácil. Para tanto "basta" entrar em contato com GS1 BRASIL - a única homologadora a nível Brasil para o GTIN, aguardar ser atendido e pagar as taxas - simples!?
https://www.linkedin.com/pulse/gtin-x-nfe-mais-um-para-conta-do-empres%C3%A1rio-m%C3%A1rcio-tozzi/